Marketing de Relacionamento: O que é | Como Utilizar

Se você ainda não sabe o que é ou não utiliza o marketing de relacionamento para gerar vendas e confiança de seus clientes, você está deixando dinheiro na mesa. Afirmo isso porque as empresas têm aprimorado cada vez mais o seu marketing, compreendendo que a base de toda venda é gerada através da confiança e relacionamento.

O tema abordado nesse artigo será sobre a arte do marketing de relacionamento e suas principais vantagens.

O Que é Marketing de Relacionamento

marketing de relacionamento

Marketing de Relacionamento é a utilização de ferramentas para a construção de um relacionamento com o cliente atual, com um ex cliente ou futuro, para que ele se torne fiel e estabeleça um vínculo de confiança com a empresa ou produtor, facilitando com isso a venda contínua. O relacionamento aproxima o cliente do vendedor, fazendo com que ambos os lados ganhem com essa troca de necessidades.

Como Fazer o Marketing de Relacionamento pela Internet

 

Na Internet, o marketing de relacionamento está sendo muito usado através do e-mail Marketing. O e-mail do usuário passou a valer ouro, isso porque os webmarketers, assim como eu, entenderam que o melhor meio de comunicação, menos invasivo é o e-mail.

Dependendo do público a ser atingido, seria inviável fazer uma campanha de marketing de relacionamento por telefone, porque a pessoa não autorizou aquela ligação, isso faz com que a chance de você vender se reduza drasticamente.

Cartas enviadas através da mala direta também são invasivas, porque demonstram claramente a intenção da venda. O marketing de Relacionamento foca primeiramente na identificação e compreensão do público alvo específico, para que a linguagem apropriada de abordagem seja usada de acordo com o cliente, e crie o famoso Rapport.

Rapport é uma conexão estabelecida entre as pessoas através da identificação de comportamentos e entendimento similares. O ser humano busca ter amigos e pessoas ao seu lado que o entendam e pensam como ele, logo quando o cliente se sente compreendido, inconscientemente é criada uma conexão de confiança.

A ferramenta mais utilizada na internet para a aplicação do marketing de relacionamento é o e-mail marketing. O e-mail marketing é uma ferramenta poderosa que pode automatizar o envio de e-mails, sendo usado somente com a autorização da pessoa, e mesmo assim, caso ela queira deixar de receber mensagens, o procedimento é bem simples de fazê – lo.

Existem estratégias quase que hipnóticas de marketing de relacionamento na escrita de um texto ou um vídeo, utilizando os gatilhos mentais como forma de indução para a compra de um produto ou serviço.

Com isso, compreendemos a relevância do marketing de relacionamento bem usado, com honestidade e pensando em resolver os (problemas) do cliente com conteúdo rico em informação e informalidade no tratamento, isso irá alavancar suas vendas rapidamente, porque o cliente confiará em quem está lhe ajudando, retribuindo o suporte com alguma ação pré estabelecida pela empresa, produtor ou afiliado.

Parece simples a primeira vista, mas isso ocorre sob a influência de um gatilho mental chamado: Lei da Reciprocidade.

A lei da Reciprocidade na Vida e no Marketing de Relacionamento

 

Você já reparou que sempre que alguém nos faz um favor, parece que inconscientemente ficamos devendo uma?  Pois é, isso é verdade e a maioria das pessoas se comporta assim.

Se você trabalha em um escritório, experimente oferecer um cafezinho para as pessoas que trabalham com você, e ao final do dia sutilmente lhe ofereçam uma rifa para assinar. Para sua admiração, a maioria das pessoas se sentirão na obrigação de assinar, pois inconscientemente fica “chato” pra elas não retribuir o seu favor.

Um experimento similar a esse e muitos outros fazem parte de um Best Seller escrito com as experiências do próprio autor, chamado: As Armas da Persuasão. Se você tem interesse em ler essa obra prima, baixe gratuitamente logo abaixo.

 

Portanto, o marketing de relacionamento é muito eficiente, por trabalhar o psicológico dos clientes, deixando-os cada vez mais felizes e satisfeitos com a empresa e seus produtos.

As características principais do Marketing de Relacionamento

 

marketing de relacionamento 3

 

O Marketing de Relacionamento bem executado tem algumas características em comum:

  • Segmentação de público alvo: esse fator é muito importante, porque quando se entende as necessidades do seu cliente, você consegue afunilar por grupos o seus perfis para cada produto ou serviço seu, com isso, você oferece exatamente o que ele está procurando. Quanto mais segmentado for seu público alvo, mais vendas tendem a ocorrer.
  • Interação: o cliente sabe que pode ter acesso ao produtor ou empresa facilmente, e isso lhe conforta muito, facilitando um interesse na aquisição de produtos e serviços.
  • Melhoria contínua com base nos clientes: a empresa, vendedor ou quem trabalha como afiliado de produtos digitais pode melhorar a qualidade do seu trabalho e produtos através dos feedbacks (respostas) dos próprios clientes. Existem clientes muito inteligentes e de visão, que podem dar uma dica de ouro para o seu negócio. Não os subestime.
  • Sanar as dores: em todas as áreas da vida, temos queixa de algo e queremos sempre mais. Infelizmente isso faz parte do ego, grandes empresas de cosméticos sabem bem disso, e lucram até em tempo de crise financeira. Logo, descubra as dores de seus clientes e crie produtos para sanar o problema.

 

Conclusão

 

Bom, espero que o tema tenha sido útil para quem tem interesse em trabalhar em casa e aprender como ganhar dinheiro na Internet como afiliado ou qualquer outro ramo de atuação. Especificamente tratando do trabalho de afiliados Hotmart ou Programas de Afiliados, o marketing de relacionamento é um diferencial nos resultados pela proximidade alcançada com o seu público, auxiliando e muito a expansão dos negócios na internet.

 Se o artigo lhe ajudou de alguma forma, por favor Clique nos botões abaixo e compartilhe, e poderá ajudar outras pessoas através da sua recomendação.

Fabio Alves

Sobre o autor | Website

Estudo Formas de Ganhar Dinheiro na Internet como Afiliado de Empresas Sérias e Confiáveis e Compartilho o Meu Conhecimento com os Assinantes do Blog: Trabalho de Afiliados.

LIVRO DIGITAL INÉDITO: 10 OPÇÕES para Trabalhar na INTERNET SEM BLOG

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Seja o primeiro a comentar!