O mito envolvendo o Marketing Multinível

Hoje em dia ainda há confusão com o significado do Marketing Multinível e o Marketing Mononível, sendo mal interpretado por iniciantes e até por alguns especialistas em ganhar dinheiro na Internet.

É de conhecimento de todos que o termo ficou associado à pirâmide financeira, por conta de pessoas enganarem seus afiliados com promessas de ganhos fáceis e rápidos. Porém o marketing Multinível realizado de forma legítima é totalmente legalizado no Brasil e no Mundo inteiro.

A fraude da pirâmide financeira se sustenta através do dinheiro aplicado pelos próprios afiliados que se pagam indiretamente entre si, sem o foco na venda de um produto, mas somente através de indicações de mais pessoas a investirem dinheiro no modelo.

A prática de marketing Multinível é diferenciada, ela não é só regulamentada, como também é uma das melhores maneiras de se obter um crescimento compartilhado entre afiliado e empresa, porque os ganhos são distribuídos de forma contínua através da venda de produtos reais dentro de uma rede de afiliados indicados pelo vendedor.

O trabalho de marketing Multinível ou marketing de rede promovido por pequenas e grandes empresas é uma das formas de se remunerar o vendedor e afiliado da empresa pela sua venda. Outras maneiras comuns usadas para remunerar os vendedores são através da venda porta a porta ou por catálogo.

Marketing Multinível e Marketing Mononível 

O comércio de produtos através da venda direta vem ganhando novas formas de remuneração. O marketing Multinível é uma das formas de lucro empresarial e do vendedor autônomo atualmente. O Marketing Mononível se enquadra no modelo tradicional de venda direta, onde o vendedor recebe somente a comissão da empresa por sua venda.

Veja abaixo a diferença entre Marketing Multinível e Marketing Mononível:

Marketing Mononível: é a forma tradicional de venda direta, onde o revendedor é recebe comissão pelo que vende. Nesse modelo, todos os revendedores estão no mesmo nível de porcentagem de lucros possíveis. O que fará a diferença no ganho será o quantidade de pessoas que o revendedor conseguirá atingir realizando a venda direta. Exemplos: Plataforma Hotmart, Avon, Natura, Tupperware entre outros.

Marketing Multinível: este modelo remunera o revendedor através da venda direta com as comissões tradicionais, e vai além disso, lhe remunerando por conta da atração de novos revendedores e suas vendas. Neste caso, os ganhos são indiretos pela quantidade de pessoas em níveis abaixo do revendedor ou afiliado. Exemplos: Imagem Folheados, OMB100, Riqueza Natural, Polishop, UP Essência, entre outros.

A Divulgação Enganosa das Pessoas do Marketing Multinível 

O mau entendimento na modalidade de Marketing Multinível está na forma que muitos afiliados vendem o programa para as pessoas. As promessas milagrosas de que se investirem o dinheiro na inscrição do programa e divulgar, os ganhos serão fáceis. Mentira!

O trabalho de marketing de rede, marketing multinível ou de relacionamento, que são a mesma coisa, exige dedicação, conhecimento e investimento em ferramentas que lhe auxiliam no alcance dos resultados.

Os resultados em comissões existem, são reais e escaláveis, mas para isso acontecer deve-se criar uma base sólida e honesta na forma de lidar com as pessoas.

O problema está naqueles que não querem se esforçar em aprender e divulgar a realidade, preferem enganar as pessoas para obterem somente os seus lucros. Assim acontece também no marketing de afiliados de infoprodutos.

Muitos Gurus vendem produtos que prometem ganhos altíssimos, e eles se enriquecem, passando a idéia de que todo o trabalho é alcançado de forma repentina.

As pessoas compram e percebem que não é bem assim. Existem infoprodutos que omitem informações importantes quanto ao sucesso do objetivo a ser atingido. Por outro lado, na internet está a disposição muito conhecimento gratuito e valioso, basta garimpar através de canais honestos de informação.

Por isso, você leitor, deve construir seu conhecimento com base em conhecimento e não em promessas, pois grande parte das pessoas não querem o seu sucesso.

Cartilha divulgada pelo Governo fala sobre o Marketing Multinível e a Pirâmide Financeira.

Voltando ao Marketing Multinível, veja uma notícia divulgada pelo portal G1 sobre mais de 80 denúncias envolvendo pirâmides financeiras para os Ministérios Públicos.

A notícia foi publicada em setembro de 2013, e compartilha uma cartilha que o próprio governo, através do Ministério da Justiça lançou para explicar de vez a diferença entre a pirâmide financeira e o marketing Multinível ou marketing de rede.

Acesse o G1 e Baixe a cartilha oficial publicada pelo Ministério da Justiça. Caso não consiga baixar através do site tente aqui.

Conclusão

Como em todo ramo de atuação, sempre existirá pessoas de má fé com a intenção do ganho fácil e desonesto.

O Marketing Multinível, o marketing de Afiliados de produtos digitais, as vendas diretas, são modelos de negócios de sucesso e possuem excelentes empresas e produtores preocupados com o crescimento do afiliado e revendedor, por outro lado em todas elas terá os aproveitadores. pois isso infelizmente é do Ser Humano atual.